Seja bem vindo ao EMP Enrolamentos de Motores Piracicaba, fique a vontade para nos conhecer!

Impregnação VPI (Vacuum Pressure Impregnation)

 

IMPREGNAÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

A impregnação é uma etapa muito importante dentro do processo de rebobinamento de um motor elétrico. A impregnação deve ser feita com resina ou verniz isolante próprio para equipamentos elétricos, e com classe de temperatura igual ou superior a classe de isolamento do motor.
Há quatro funções básicas que uma boa impregnação tem que cumprir, para garantir um desempenho adequado do motor :

1 - Promover uma boa estrutura mecânica para o bobinado. Após a cura da resina ou  verniz, o bobinado do motor deve ficar rígido, não permitindo a ocorrência de vibrações.

2 - Preencher da melhor forma possível os espaços vazios dentro das ranhuras. Este fato, além de auxiliar no item 1 acima, permitirá uma melhor dissipação do calor gerado no bobinado.

3 - Promover um melhor isolamento elétrico das partes sob tensão do motor.

4 - Proporcionar uma melhor isolação do bobinado contra os efeitos da umidade.

A escolha do método de impregnação também é muito importante. Existem praticamente dois métodos de impregnação que são mais largamente utilizados, e que atendem as condições básicas de um bom trabalho de manutenção: impregnação por imersão e impregnação VPI ( vacuum pressure impregnation ). Na impregnação por imersão, o bobinado do motor é submerso na resina ou verniz durante algum tempo, suficiente para a resina ou verniz penetrar nas ranhuras e retirar o ar. Após, o estator é colocado em estufa para cura da resina ou verniz . É um processo bastante simples, de bom resultado .

Já a impregnação VPI é um processo bem mais complexo, e que exige um equipamento específico, resultando em uma impregnação de melhor qualidade. Este é um método superior a impregnação por imersão, sendo mais indicada, principalmente, para recuperação de motores de médio e grande porte. Neste processo, o motor é colocado dentro de um tanque especial, hermeticamente fechado. Este tanque é ligado a um outro tanque, onde a resina ou verniz fica armazenado. O vácuo é feito no tanque onde se encontra o motor, e pela abertura de uma válvula de conexão, a resina ou verniz inunda este tanque, impregnando o bobinado do motor.

A impregnação VPI apresenta importantes vantagens em relação ao processo por imersão. O vácuo e a pressão realizados no tanque, garante que o ar existente no interior das ranhuras e bobinas do motor seja completamente removido. Desta forma garante-se que não haverá nem ar e nem umidade "presos" na bobinagem. Outra grande vantagem é que o vácuo promoverá um melhor preenchimento das ranhuras do estator. Este fato é de grande importância, principalmente por promover uma maior rigidez ao bobinado e melhor dissipação de calor das ranhuras.


 
                                 


** IMPREGNAÇÃO VPI COM RESINA **